FOTOPLASTIA, VISAGISMO - CONSTRUÇÃO DA MAQUIAGEM

Com o tempo, pratica e muito estudos, você começará aprender como reagir com cada tipo de rosto, formatos, tipo de pele, tipos de olhos, bocas, etc.  Porque sempre deixo bem claro que a maquiagem não é apenas você ir, fazer pele, passar um batom bonito e saber fazer uma sombra esfumada. A maquiagem é uma construção do perfeito, e para o perfeito precisa de muita TÉCNICA, muito ESTUDO, muita DEDICAÇÃO, não somente em pegar produtos e saber usar, mas também estudos técnicos, porque eles fundamentam o conhecimento para uma maquiagem perfeita. 

A fotoplastia nada mais é do que visão panorâmica de um rosto. È a linguagem visual que no visagismo é muito importante. Mas com a diferença que fotoplastia você desenha o formato do rosto de acordo com contorno e iluminação, seja para realçar os traços ou para esconder pequenos traços.

Em primeiro momento parece difícil, mas basta lembrar-se dos formatos de rosto, por exemplo, vamos difundir um formato de rosto losango, com olhos juntos, nariz levemente achatado, pele sub tom fria, seca na zona T e levemente oleosa nas laterais do rosto.

Comece pelo formato de rosto, formato losango, tem testa e queixo finos, e maxila levemente saltada. Fazendo linguagem visual de fotoplastia, iremos escurecer ápice da testa, clarear zona T e os olhos, escurecer as bochechas, e desenhar formato dos traços, isso irá tirar atenção da testa fina e chamará para os olhos. Tendo essa linguagem visual já em mente, comece a preparação da pele.

Essa preparação e escolha dos produtos será feita combinando com o sub tom do seu cliente, lembra que esse tem sub tom frio, então bases, que casarão com esse sub tom serão de cores, rosadas, brancas, beges claros, marrom claro. E pele precisa ser bem hidratada na zona T, onde possui mais oleosidade, e nas laterais cremes a base de gel, ou líquidos para não acentuar a oleosidade.

Depois desse processo finalizado, passe para os olhos, lembrando que eles são juntos, isso significa que cantos internos dos olhos são bem próximos. Fazemos novamente a linguagem visual em fotoplastia, clareando o canto interno e escurecendo o canto externo, marcando bem côncavo, dá impressão de profundidade e distancia. Se optar por escurecer todo olho em sombra escura, sempre bom clarear e realçar ápice da sobrancelha e abaixo. Lembrando que olhos juntos destacam muito com cílios postiços longos, e cheios, efeito natural.

Finalizado o olhar, passamos pela linguagem visual do nariz, que é levemente achatado, então vamos escurecer as laterais e o ápice, para dar efeito de nariz afinalado. Essa linguagem de fotoplastia você faz enquanto faz entrevista básica com seu cliente, “onde você vai hoje?” , “é evento social?” , “qual seu papel nesse evento?” , isso tudo ajuda na hora de formular sua maquiagem.


Depois de todos os processos básicos finalizados, pergunte seu cliente qual cor de batom ele gosta, ou cor da sua roupa, isso vai ajudar a definir a cor dos lábios e a cor do blush, que precisa ter harmonia perfeita. 

Tabela abaixo pode te ajudar a definir uma harmonia na maquiagem: casamento perfeito entre sombra, batom e blush.

SOMBRA
BATOM
BLUSH
Azul
Rosa, Vermelho Aberto, Laranja aberto, nude.
Pessego, rosas claros, bronzeados.
Marrom
Vermelho aberto, vermelho fechado, roxo, lilás, rosa, nude.
Laranja, pêssego, roses, bronzeados, rosas claros
Preto
Cuidado com batons escuros, montam visual dramático, fechado. Cores nudes, rosas, caem melhor com a composição da sombra.

Pêssego, rosas claros, bronzeados, roses
Rosas
Cuidado com a harmonia de mais pode causar estranhesa, preferencia a tons nudes, por exemplo, ou tons de rosas mais escuros, ou mais claros que a sombra
Bronzeados, pêssego.


  •   OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nessa Tabela de cores a composição perfeita do casamento é somente uma composição simples de vestuário, em cor branca, preta, champanhe ou bege. Lembre-se sempre de perguntar ao cliente qual cor do seu vestuário e forme maquiagem com pensamento no circulo cromático. 

Comentários

Postagens mais visitadas