Cores na Maquiagem - Circulo Cromático

Na maquiagem pode tudo se você souber usar, muito importante saber exatamente o circulo cromático das cores, porque vai te auxiliar a tudo, desde uma simples combinação de blush e sombra, a tampar uma mancha de pele com coloração vermelha, por exemplo.

Temos como nossa base principal, as cores primárias, ou fundamentais, são as primeiras cores, e por elas conseguimos todas as outras. Importante saber exatamente as cores se são complementares, análogas, primarias, secundarias, porque isso vai definir toda a construção da maquiagem.

São elas VERMELHO AZUL e AMARELOA origem dessas cores resulta em cores secundárias e terciarias.


OBS: mistura uma cor primaria com uma secundaria ou duas secundarias, resultam nas cores terciárias. Por exemplo, misturando vermelho + verde = marrom. Azul + Rosa = Lilás, Laranja + Violeta = Castanho.

Ainda nesses ramos das cores, temos as cores complementares, que são as cores opostas da roda que combinamos, por exemplos combinadas cores frias e quentes, da uma harmonia de contrate.

Também podemos fazer harmonia análoga, que é combinação de uma cor primaria, com duas cores vizinhas da roda cromática. Uma cor dominante enquanto as outras duas são para enriquecer a harmonia.

E temos a harmonia tríade é quando usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Por exemplo, roxo, verde e laranja, harmonia mais usada entre os artistas, porque oferece um contraste de alto visual, ao mesmo tempo em que conserva o balanço e a riqueza das cores.


No circulo cromático separamos as cores que foram derivadas do vermelho e as cores que foram originadas do vermelho. Em tons quentes e frios. 
  • Cores quentes, são aquelas que a pigmentação vermelha ou amarelo, sobressai sobre as outras cores, amarelo, vermelho, laranja, dourado, rosa Pink, verde florescente. 
  • Cores frias são que prenominam pigmentação azulada, como roxo, azul, verde escuro, berinjela.

Cor branca é o resultado da mistura de todas as cores na mesma proporção, e o preto é a ausência de cor.

  • Teoria das cores na Maquiagem, dica simples. Nosso rosto tem vários tipos de manchas, sejam solares, olheiras, vitiligo, espinhas, que refletem uma cor. Olheiras por exemplo, tem coloração roxa ou esverdeada. Para neutralizar essa olheira, precisa usar uma cor que não tem em sua composição, se ela for uma olheira roxa, é originada pelo pigmento azul + Vermelho = roxo. Só seguir a linha de pensamento, “qual cor não tem na pigmentação dessa olheira roxa?” resposta, AMARELO. Então corretivo que irá camuflar essa olheira roxa será o corretivo amarelo.
  • Outro exemplo, temos uma espinha de tom avermelhado. Vermelho é uma cor primária. Então “qual cor não tem na pigmentação dessa espinha avermelhada?” resposta azul, verde e amarelo. Então posso camuflar essa espinha vermelho, com corretivo azul ou verde, ou amarelo.



Já pego um gancho de correção de pele, e introduzo uma técnica simples de correção de rosto. Na maquiagem, fazendo correções sempre, seja para aumentar o olhar, ou para afinar todo um rosto, como rosto redondo. Dica simples de afinar, é utilizar tons escuros, seja de base, ou pó, dois ou mais tons escuros que a pele.
  • Nariz tem de vários jeitos, largos, achatados, compridos, grandes. Largos, utiliza escuro nas laterais, nos achatados, escuro nas laterais das sobrancelhas ate as narinas, e uma cor clara na ponta. Compridos, cor escura na ponta do nariz. Nariz grande, escuro nas lateais abaixo das sobrancelhas e na ponta do nariz, mais claro na parte superior do nariz. Nariz muito fino, claro nas laterais e tom escuro na ponta.


  •  Lábios também podem ser corrigido, quando são muito finos contornar um pouco pra fora, batons tons quentes aumentam, e sempre bom clarear centro, com gloss, ou batom de mesma nuance com tom mais claro. Lábios são grossos, contorno pode ser feito um pouco pra dentro, dependendo do tom de pele, tons de batons escuros podem diminuir ou aumentar, cuidado nessa correção, deve ser feita com sutileza. Lembrando que sempre se deve levar em conta a opinião do cliente a ser atendido.

  • TÉCNICAS SIMPLES DE CORREÇÃO NOS LÁBIOS, pode ser feito diretamente com batom, mas procedimento correto é : Com um pincel fino para lábios, contornar toda boca, com lábis de boca, preencher ou acertar as irregularidades que podem possuir nos lábios, depois de acertado, passar batom sem interferir na correção anterior. 
  • Na figura abaixo, os pontilhados são as correções corretas que devemos fazer nos lábios: 





Que todos tenham um dia abençoado, até proxima matéria com mais dicas de maquiagem... Grande beijo



Comentários

Postagens mais visitadas